Event Tracking: Rastreie o comportamento de usuários no seu site/blog

Já pensou ter o poder de saber como cada usuário interage com as páginas do seu site WordPress? Saiba que não se trata de uma tecnologia do futuro, e sim um recurso acessível e oferecido gratuitamente por grandes plataformas no mercado. Estamos falando do event tracking, também conhecido como rastreamento de eventos e interações.

Mas, o que é event tracking?

O event tracking é um método usado por diferentes ferramentas do mercado para capturar informações relacionadas à interação de usuários em páginas e softwares web. Depois de implementada, é possível acompanhar cada visita, clique, fluxo de comportamento e conversões realizadas por grupos de usuários e até usuários individuais. Mas, por que ter acesso à estas informações é tão importante?

Para quem trabalha com Marketing Digital, é uma ótima oportunidade de conhecer o comportamento e ações realizadas por públicos de diferentes canais para melhorar as ações de atração de leads e clientes. Para desenvolvedores e designers de UX e UI, é possível rastrear com precisão o caminho realizado por usuários até a ação desejada, a fim de descobrir maneiras de melhorar a navegação e retirar barreiras que impeçam uma boa experiência.

O recurso também tem aplicações em outras áreas, como Vendas, Customer Success e Desenvolvimento de Software. Enfim, qualquer área que possa se beneficiar com informações detalhadas a respeito do comportamento dos seus usuários. De certo modo, toda empresa pode aplicar o método para ter mais resultados em geração de visitantes, leads, vendas, retenção de usuários e taxas de engajamento!

O que vai rolar no bate-papo

Na nossa palestra, vamos falar sobre o event tracking e como diferentes plataformas e ferramentas capturam as interações dos usuários. Depois de entender a estrutura de envio de eventos e extração de relatórios de comportamento, vamos nos aprofundar em alguns casos práticos de como usar event tracking em um negócio real. Por último, algumas orientações e boas práticas para que cada empresa possa desenvolver seu modelo de event tracking para uso e benefício próprio. Esperamos vocês no WordCamp, às 10h!